Rota comercial otimizada

Como planejar uma rota de vendas, ou rota de visita? É muito mais que análises geográficas dos clientes. Nesse artigo iremos te mostrar o que é uma rota comercial otimizada, quais informações precisam ser analisadas para gerar uma.

O planejamento da rota de vendas é uma parte essencial do planejamento comercial , pois ajuda a economizar tempo e dinheiro. Para aperfeiçoar a experiência do planejamento e gestão, ajudando você e seus vendedores a obter melhores resultados.

 

Rota comercial otimizada

 

É o processo de gestão de carteira de clientes, e planejamento de visitas que utiliza regras comerciais da sua empresa e outras variáveis importantes ao se planejar quem visitar e quando, não somente a localização geográfica.

 

Sabemos dos diversos problemas enfrentados pelos vendedores na hora de ir ao cliente, como o trânsito pesado, congestionamentos cada vez piores, acidentes e o preço do combustível cada vez mais alto.

 

É um desafio garantir o atendimento de toda a carteira, visitar todos os clientes, todo dia. Como planejar uma rota otimizada, que irá possibilitar visitar o cliente certo na hora certa?

Saiba como o GoVendas te oferece todos os dias o cliente certo, na hora certa.

 

O primeiro passo é definir qual é a área de interesse para as visitas em cada momento, durante o dia ou a semana. Focar em uma região permite aproveitar melhor as oportunidades, além de reduzir os custos e aumentar a eficiência.

Quais sãos os clientes com maior potencial que costumam comprar no dia específico da visita? Qual a frequência de compra de cada cliente?

Captar essas informações ajudará o vendedor a não visitar um cliente que compra mensalmente, a cada semana. O que deixa lugar para outros em potencial.

Escale os clientes de maior ticket médio para os de menor;
Analise a situação financeira desses clientes (se está inadimplente, se tem crédito, etc.);

 

É importante analisar também a frequência de visita dos clientes, e a data de última compra, para garantir que todo o esforço será gasto com clientes no prazo de compra certo.

Cruze essas informações com a região de visita definida.

Veja qual é a distância entre eles. Se uma área houver muitos clientes ou se eles estiverem distantes entre si, pode ser necessário elaborar mais de um roteiro de visitas. Por isso, acerte na escolha da região.


Atenção: Nem sempre será traçada uma linha reta entre os pontos. Para evitar retrabalhos e desperdícios, busque o menor e mais eficiente caminho. Assim, a equipe não dará voltas na mesma área, por exemplo.

Além de tudo, é preciso considerar que o deslocamento tem qualidades próprias e que afetam o desempenho. Uma área com muito tráfego, por exemplo, gera uma demora extra, que pode prejudicar o atendimento dos outros clientes do dia.

 

Porque fazer uma Rota Comercial Otimizada?

 

Primeiramente para evitar a perda de produtividade, os quais acabam com a eficácia de visita e vendas. Deixam clientes sem visita, gerando ruptura de venda, e caso não haja uma ação em tempo hábil, esse cliente passa a comprar da concorrência.

Criar um bom roteiro de visitas para vendedores faz toda a diferença e rever essa rota com frequência diária é fundamental para garantir que todos os clientes da carteira estão sendo atendidos. Em um mercado tão volátil, onde múltiplos canais de venda surgem o tempo todo, é arriscado fixar a mesma estratégia e deixar de expandir.

Você deve ter observado que não se trata somente de posição geográfica certo? Estamos falando de aumentar a produtividade e reduzir custos em simultâneo, para isso é necessário ter uma gestão de carteira de clientes.

Nós criamos a única plataforma que usa Inteligência Artificial para fazer esse planejamento para você diariamente, analisando mais de 100 variáveis (ticket médio, inadimplência, regularidade de compra, etc.), para montar uma rota de visita para vendedores externos, ou agenda de contato para televendas, todos os dias sugerindo o cliente certo na hora certa.

 

Solicitar demonstração
Cenário arrojado rotas Go-Vendas
Tela de Rotas do GoVendas;

 

 

Deixe seu comentário

Mais conteúdos


Televendas no atacado distribuidor


Planejamento comercial 2021


Os cinco passos essenciais para uma gestão de carteiras exemplar